Bosch e Microsoft vão criar Inteligência Artificial para carros

As duas multinacionais vão explorar oportunidades de colaboração em duas áreas que conhecem bem: a condução assistida e a Inteligência Artificial generativa. O objetivo é perceber como IA pode contribuir para uma condução mais segura.

De acordo com o anúncio feito por Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, durante a conferência AloT – Bosch Connected World, em Berlim, a colaboração entre Bosch e Microsoft visa levar o desempenho das funções de condução automatizada para outro nível e ambas gostariam que a IA generativa ajudasse também a proporcionar uma maior segurança para todos os condutores. O conhecimento da Bosch sobre veículos e a experiência em IA específica do setor são inestimáveis, bem como o acesso aos dados dos sensores dos veículos para alimentar esses algoritmos. Já a Microsoft revelou, pela voz de Uli Homann, CVP da empresa, “estar ansiosa para explorar oportunidades de colaboração com a Bosch para ser pioneira no domínio da IA generativa”.

Apesar de muitos avanços tecnológicos em relação ao uso de condução autônoma, ou seja, sem motoristas humanos, as empresas visam criar um sistema de auxílio específico. Apesar dos assistentes de direção automática conseguirem identificar pessoas, animais, objetos e veículos, a intenção é que no futuro a IA possa interpretar situações que possam levar a um acidente. Por exemplo, um condutor humano que vê uma bola na estrada pensa imediatamente na possibilidade de surgir uma criança correndo para apanha-la. Um sistema de apoio à condução treinado para conseguir dar respostas automatizadas é limitado na capacidade de fazer associações e a IA generativa traz este contexto da interpretação humana. A Bosch acredita que isso vai permitir desenvolver sistemas mais seguros e destaca os progressos que podem ser alcançados a partir daqui.

As duas empresas já trabalham juntas no desenvolvimento de uma plataforma de software universal para conectar, de uma forma transparente, os carros e a cloud. Na empresa alemã, por exemplo, ela é aplicada diariamente em várias áreas, desde a produção até o trabalho de escritório. Mas não é só isso, a empresa também colabora com muitos parceiros globais, incluindo AWS, Google e Aleph Alpha, parcerias que já estão dando frutos na América do Norte, onde, em colaboração com a própria Aleph Alpha, está prestes a revelar um novo sistema de reconhecimento de voz baseado em IA projetado para um fabricante de automóveis, que o usará para seu atendimento ao cliente.

Uma pesquisa realizada pela Bosch mostra que 64% das pessoas acreditam que este tipo de tecnologia é de extrema importância para o futuro. E você, está preparado para estas atualizações em um futuro bem próximo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *