Cinco tendências para o Trade Marketing e Vendas em 2024

Ano Novo e hora de colocar em prática as estratégias para alcançar as metas, especialmente se o objetivo é alavancar as vendas, sejam elas de serviços ou produtos. E para alcançar a efetividade no que se está projetando, é necessário entender a importância do planejamento de longo prazo, inclusive quando o assunto é marketing e suas tendências, que merecem a atenção das empresas, especialmente para se destacarem no mercado, sempre em ebulição.

As estratégias de trade Marketing desempenham um papel crucial na construção de uma presença sólida no mercado, conectando de forma eficaz as marcas e consumidores nos pontos de venda. Isso envolve aprimorar a visibilidade, disponibilidade e promoção dos produtos, contribuindo para o aumento da eficiência da cadeia de suprimentos e a maximização da rentabilidade.

A implementação desses sistemas pode impulsionar os negócios de diversas maneiras, desde o aumento das vendas e o fortalecimento da presença da marca no mercado até a melhoria da fidelização do cliente e a otimização da gestão de categorias. Como resultado, a receita e a participação de mercado experimentam um crescimento substancial, proporcionando um alto impulso para as empresas em 2024.

De acordo com o diretor de novos negócios da Astéria, empresa do setor tecnológico, Alexandre Abreu, cinco tendências do trade marketing devem estar em evidência em 2024. Confira abaixo:

Inteligência Artificial e Análise de Dados – vão desempenhar um papel ainda mais fundamental na área. Por este motivo, algumas empresas já estão investindo em algoritmos avançados para prever tendências de mercado, comportamento do consumidor e otimizar a eficácia das campanhas. Alguns grupos como o Cencosud, por exemplo, já utilizam a IA para personalizar experiências de compra, proporcionando ofertas e promoções específicas para cada cliente.

Experiência do Cliente Personalizada – A personalização é e sempre será uma prioridade para as estratégias de trade marketing. Por isso, desenvolver ofertas exclusivas e programas de fidelidade altamente personalizados por meio de dados dos clientes de forma ética e transparente será fundamental para criar experiências que ressoem com o público-alvo.

Realidade Aumentada no PDV – A realidade aumentada (AR) ganhará destaque nos PDVs, proporcionando aos consumidores experiências mais imersivas e interativas. Campanhas que integram AR para permitir que os clientes visualizem produtos em seus ambientes antes da compra, por exemplo, prometem aumentar a atratividade das marcas e impulsionar as taxas de conversão.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social – Empresas especializadas em trade marketing estão incorporando cada vez mais práticas sustentáveis em suas estratégias. Dessa forma, é importante se atentar às campanhas e produtos ecologicamente corretos, pois além de atenderem às expectativas dos consumidores preocupados com o meio ambiente, também contribuem para a construção de uma imagem de marca mais positiva.

Marketing de Conteúdo – Por fim, o especialista destaca o marketing de conteúdo como uma ferramenta valiosa para contar histórias envolventes e construir conexões genuínas com os consumidores. Essa tendência se destaca também como uma forma inovadora de se destacar em meio à crescente concorrência.

“Investir em equipes especializadas, ferramentas de análise de dados, tecnologia de gerenciamento de categorias e o marketing promocional, é o principal caminho para garantir o melhor impulsionamento dos negócios”, relata Abreu.

A combinação desses elementos permitirá que as empresas otimizem a execução de suas estratégias de trade Marketing, alcancem uma presença marcante nos pontos de venda e conquistem a lealdade dos clientes, resultando em um crescimento sólido e sustentável no competitivo cenário de 2024.

Sua empresa já está preparada ou seguindo estas tendências?! Conta pra gente os planos para o Ano Novo.

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