O Facebook é uma rede social importantíssima para se obter engajamento digital, o meio de comunicação que mais se expande e repercute nos tempos modernos. Não dá para ficar de fora. O interessante de analisar estatísticas do Facebook não é somente adquirir uma noção mais exata do que representa ser a rede social mais popular e influente do mundo, também serve para definir novas estratégias, saber o que obtém mais relevância dentro da rede social, qual o comportamento dos usuários e outros dados importantes.
Apesar de ter completado o seu 20º aniversário neste domingo, 04/02/2024, o Facebook continua a ser um gigante absoluto no mundo das mídias sociais – que as marcas e os profissionais de marketing não podem ignorar. Confira agora dez estatísticas essenciais da plataforma atualizadas para 2024:
1. Facebook tem mais de 3 bilhões de usuários ativos mensais
A partir do segundo trimestre de 2023, o Facebook tinha 3,05 bilhões de usuários ativos mensais, apesar da popularidade do aplicativo entre a demografia jovem. A Meta também informou na primavera de 2023 que 3,96 bilhões de pessoas usam pelo menos um de seus principais produtos (Facebook, Instagram, WhatsApp ou Messenger) todos os meses.
2. Brasil é o quarto maior público do Facebook
Com 314 milhões de usuários, a Índia tem mais contas do que qualquer outro país do mundo. Os Estados Unidos são o segundo país mais ativo do Facebook, com 175 milhões de usuários, seguido pela Indonésia, Brasil e México.
3. Até 2027, o Facebook atingirá 75% da população mundial
A projeção é que o alcance do Facebook continuará a crescer nos próximos anos e pode chegar a 75,79% das pessoas em todo o mundo até 2027.
4. Cada perfil possui um melhor horário para fazer suas postagens
É importante estar atento à esses dados na sua página do Meta, que sugere alguns horários e dias de acordo com os hábitos digitais do público do seu perfil. Quanto mais você seguir esses horários, maior o seu engajamento tende a ficar.
5. 200 milhões de empresas usam aplicativos Meta
O Facebook e seus aplicativos irmãos (Instagram, WhatsApp) estão no negócio de ajudar pequenas empresas, ao que parece. Mais de 200 milhões de marcas usam as plataformas para criar vitrines virtuais e se conectar com os clientes todos os meses.
6. Mais da metade dos usuários agem depois de ver a história de uma marca
58% dos usuários do Facebook navegam no site de uma marca para obter mais informações depois de ver um produto ou serviço em uma história do Facebook. E 31% relatam ir a uma loja para verificar um negócio pessoalmente.
7. O anúncio do Facebook é de 1,98 bilhão
Se você está anunciando no Facebook em 2024, você tem um potencial alcance de anúncios de 1,98 bilhão de pessoas.
8. As impressões de anúncios aumentaram 31% no ano passado
A família de aplicativos da Across Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger), as impressões de anúncios aumentaram em mais de um terço, enquanto o preço médio por anúncio caiu 6%.
9. Mais de 2 bilhões de pessoas assistem vídeos no Facebook a cada mês
E 74% dos anúncios em vídeo não-skippable do Facebook In-Stream são vistos por todo o caminho. De acordo com o Facebook, 50% do tempo gasto no Facebook ou no Instagram é gasto assistindo a vídeos.
10. Vídeo vertical com áudio tem uma taxa de cliques 35% maior no Facebook
O Facebook relata que os pontos de anúncios de vídeo verticais que incluem o recurso de áudio têm uma taxa de cliques 35% maior do que os anúncios em vídeo sem som. Você também verá taxas de conversão melhoradas e ROI aprimorado para seus gastos com anúncios.
Conclusão
As projeções apontam que o Facebook continuará a ser uma das plataformas mais importantes para os profissionais de marketing em 2024, mas ficar de olho nos últimos desenvolvimentos da Rede Social é fundamental para o planejamento de uma estratégia de marketing com resultados satisfatórios.