3 tendências para as mídias sociais em 2024

O ano de 2024 já iniciou com novidades que trazem a intensificação da tecnologia no cotidiano, como ferramentas de Inteligência Artificial que já fazem parte de acessórios como os óculos Meta + Ray-Ban, Apple Vision Pro e outros equipamentos que devem se consolidar no mercado para concretizar a IA como uma assistente para tarefas corriqueiras como compras e outras banalidades do cotidiano.

Para o especialista de social media da agência full service Adtail, Eduardo Bremer, o cenário exige a preparação de profissionais envolvidos em levar aos consumidores o melhor dos universos proporcionados pela IA. Ele ressalta que parcerias estratégicas e novas tecnologias são fundamentais para a criação de experiências cada vez mais fluidas em todas as etapas da jornada de compra, desde o primeiro impacto até a conversão e fidelização.

Vamos entender melhor algumas dessas tendências:

Social Commerce: Com a estratégia certa, ele ajuda a aumentar a visibilidade da marca, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas. O Social Commerce funciona permitindo que os consumidores comprem produtos ou serviços diretamente de uma postagem ou anúncio de mídia social. Isso pode ser feito usando botões de “comprar agora” incorporados em postagens ou por meio de lojas virtuais criadas dentro de plataformas de mídia social, como o Facebook Shop ou o Instagram Shopping.

Social Listening: Também conhecido como Monitoramento de Redes Sociais, é o responsável por monitorar e analisar as redes da empresa para obter insights sobre o funcionamento de estratégias de comunicação, o que as pessoas estão falando sobre a empresa, seus produtos ou serviços, para aprimorá-los constantemente. Ele produzirá relatórios baseados no monitoramento, análise e classificação de comentários, feedbacks, postagens e outros inputs nas redes sociais. E não só isso, ele também deverá realizar o tagueamento de itens, interação com o consumidor, descoberta de pontos fracos na comunicação e imagem para prevenir possíveis problemas e gerenciar crises, entender padrões de comportamento de clientes em relação a empresa, observar a estratégia de concorrentes e oportunidades de melhoria, assuntos e acontecimentos em alta, acompanhamento de KPIs e metas para a análise e produção de relatórios. O profissional de Listening também pode ser responsável pela gestão de comunidades, responder dúvidas de usuários, engajamento do público, relacionamento com influenciadores, auxílio no planejamento de campanhas e ações, etc. – tudo que provoque uma melhora significativa no que as pessoas estão pensando sobre a empresa.

ESG: Práticas relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance) também terão um impacto crescente na interação entre marcas e consumidores nas redes sociais. Ao comunicar iniciativas sociais e ambientais, desde que o façam de forma autêntica, marcas podem aumentar o engajamento e compartilhar valores com seu público, aproximando-se das pessoas que se identificam com tais temáticas. Tais práticas não apenas diferenciam as marcas, mas também respondem às expectativas de consumidores, especialmente das gerações mais jovens, que valorizam empresas com um propósito claro e comprometido com a sustentabilidade.

Nessa perspectiva, a tendência se consolida para ser algo usual no trabalho do Marketing Digital, já que é preciso entender cada vez mais o consumidor para fazer uma entrega cada vez mais assertiva.

Você já é adepto a essas tendências?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *