Como captar mais leads: Entenda a importância da velocidade de carregamento do seu site

Não importa qual seja o objetivo com o site da sua empresa, ter um site ágil é essencial! A velocidade de carregamento impacta diretamente no SEO (Search Engine Optimization) e na experiência do usuário, o que significa que a agilidade pode ser um grande diferencial.

Existe um estudo realizado pela 55 e pela Deloitte que nos trouxe uma visão bem clara dos efeitos positivos que a arquitetura do site e a sua velocidade podem ter nas métricas de performance que importam para o Marketing, como: Taxas de abandono, Taxas de conversão, Page views e Ticket médio de orçamentos e pedidos.

A pesquisa, que foi encomendada pelo Google, analisou 37 sites de marcas líderes na Europa e nos EUA, dentro de 4 verticais importantes: varejo, consumo de luxo, viagem e turismo e geração de leads (empresas de seguro, compra e vendas de carros, venda de apartamentos, consultórios médicos). Durante 30 dias, foram monitorados a cada hora o tempo de carregamento dos sites mobile. Os resultados eram consolidados em tempo real em comparação com diversas métricas típicas de cada vertical e da jornada de compra em aparelhos móveis. O estudo demonstrou que acelerar os sites traz resultados importantes e benefícios para as marcas.

Mas o que é um site lento?

Imagine que um cliente entra no seu site para agendar um test drive ou para ler um conteúdo informativo mas o site demora para carregar. De acordo com uma pesquisa do Google, 53% dos usuários de dispositivos móveis saem de um site que leva mais de 3 segundos de carregamento, por outro lado, a mesma pesquisa revelou que o tempo médio de carregamento em dispositivos móveis é de 15 segundos.

Como melhorar a velocidade do meu site?

Tudo o que você precisa fazer é entender por que os sites estão carregando lentamente e onde é possível melhorar para acelerar. Existem várias ferramentas que ajudam a testar a velocidade do site, como:

• Page Speed Insights;

• GTmetrix;

• Pingdom.

Estas ferramentas dão notas e indicam algumas questões que podem ser corrigidas para que o site fique mais ágil.

Visto isso, é importante entender que um site rápido também contribui para captar leads e aumentar as conversões. Um site lento pode atrapalhar ou até mesmo impedir que essas conversões aconteçam, pois pode gerar frustração, desconfiança ou desistência por parte do usuário.

De acordo com um estudo da Amazon, a cada 100 milissegundos de melhoria na velocidade do seu site, as vendas aumentavam em 1%. Portanto, investir na velocidade do site pode significar um aumento considerável no faturamento.

Por fim, a velocidade não é apenas uma questão de conveniência, mas um componente crítico para o sucesso de qualquer presença on-line. Um site rápido reforça a autoridade e a confiabilidade da sua marca, melhora o engajamento do usuário, a experiência e impulsiona as conversões – o objetivo final de qualquer negócio.

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