Como usar as ferramentas do marketing digital para vender mais

Começamos o texto com um fato: o empreendedor que não estiver online, está perdendo dinheiro. Para o negócio crescer, o produto precisa estar exposto a um clique do consumidor. O perfil dos consumidores mudou! Eles buscam agilidade e facilidade na hora de adquirir algum produto, serviço ou experiência. E não podemos deixar de mencionar que a pandemia e o distanciamento social foram combustíveis para explodir o número de vendas online. Comprovando ainda mais esse fato, segundo a pesquisa Feature of Sales, realizada pelo Gartner, até 2025, 80% das interações de vendas entre cliente e empresa serão digitais. E na hora de vender pela internet, o que não faltam são ferramentas para garantir que o marketing digital alcance, de forma assertiva e personalizada, o público-alvo. A oferta de ferramentas de marketing cresceu 53 vezes em dez anos. Isso mesmo! Mais de 50 vezes em uma década. No ano de 2011, um profissional de marketing tinha à sua disposição apenas 150 opções no mercado. Hoje, são exatamente 8 mil segundo o levantamento “Technology Landscape Supergraphic”, feito anualmente pelo site Chief Martec. Confira algumas delas que podem ajudar a potencializar as vendas do seu negócio:

Google
É uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais da área. Tem como objetivo monitorar o tráfego de aplicativos, e-commerces ou sites. A plataforma permite analisar relatórios e também customizar os dashboards de acordo com a necessidade do seu negócio. Por lá, você encontra ainda dados referentes à experiência do usuário e informações sobre a audiência, como gênero, idade, interesses, afinidades e segmento. Outras informações disponíveis: número total de visitantes, tempo da visita, origens dos acessos, quais campanhas de marketing geraram mais resultados, quais metas alcançadas e como está o desempenho da sua loja virtual.

CRM
Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse conceito se refere à adoção de um conjunto de práticas e tecnologias que têm o objetivo de garantir um bom relacionamento com o cliente. Ao utilizar essa ferramenta, você pode gerenciar e analisar as interações com os clientes; otimizar os seus resultados; antecipar as necessidades dos consumidores; personalizar as suas campanhas; aumentar as suas vendas, entre outras funcionalidades que garantem maior controle financeiro dos negócios.

Meta Ads
As marcas estão cada vez mais presentes nas redes sociais e têm investido alto para serem notadas, gerarem engajamento e crescerem de forma comercial. Por isso, muitas empresas têm impulsionado seus conteúdos com postagens patrocinadas. As redes sociais tem seu próprio serviço de publicidade e a mais usada pelos brasileiros é a do grupo Meta: Facebook, Instagram e Whatsapp. Através do gerenciador de anúncios do Facebook, é possível gerenciar campanhas patrocinadas com diversos objetivos e formas de alcance, sendo possível escolher o público, idade, hábitos, entre outros. Além de oferecer monitoramento de anúncios, programar ações, realizar testes, entre outras funcionalidades.

Whatsapp
A venda pelo Whatsapp, aplicativo de mensagens instantâneas, é um fenômeno em todo Brasil. Hoje, você consegue comprar basicamente qualquer coisa pelo Whatsapp e isso acontece porque praticamente todos os brasileiros usam o aplicativo. De acordo com a pesquisa Panorama Mensageria no Brasil, realizada pela MobileTime, 99% dos smartphones brasileiros têm o aplicativo instalado e 85% dos usuários o abrem diariamente. Invista em um atendimento de qualidade através da plataforma e venda mais!

E-commerce
Com o e-commerce é possível comprar e vender pela internet diversos tipos de produtos nos mais variados canais de vendas online. A plataforma conta ainda com serviços de pagamento online, integrações com diversos marketplaces e redes sociais, ou seja, é considerada uma operação completa para facilitar a vida de quem compra e de quem vende.

SEO
A sigla é de Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca, uma ferramenta que otimiza conteúdos e páginas para os resultados do Google. Essa ferramenta vai garantir que a sua empresa fique na primeira página de resultados de pesquisa ao lhe dar informações necessárias para fazer ajustes e garantir um planejamento estratégico eficiente. O SEO te ajuda a encontrar as melhores palavras-chave para produzir os conteúdos necessários.

Público-alvo
Seja qual ferramenta você escolher, é importante entender e conhecer o seu público. Ele está mais nas redes sociais ou o e-mail é a principal ferramenta que ele usa? Meu cliente geralmente utiliza Whatsapp ou prefere o Google para comprar? A partir disso, você consegue entender qual a melhor e mais eficaz ferramenta para o seu negócio.

É fundamental que todo empreendimento saiba para quem está falando. Quem quer falar com todo mundo, não se comunica de fato com quem realmente tem interesse e vai comprar o seu produto ou contratar o seu serviço. Saber quem é o seu público garante mais eficiência nas ações de marketing, na comunicação, no planejamento estratégico e até no desenvolvimento de produtos.

De qualquer forma, estar online hoje é fundamental para qualquer negócio. Seja para vender ou até para atrair novos clientes. Investir em marketing digital é uma das estratégias mais importantes para que a sua marca seja conhecida, reconhecida e transmita confiabilidade. Estar presente e perto do consumidor garante maior confiança na hora da compra.

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