Influencers: o que eles podem fazer pelo seu negócio

A internet revolucionou a interação entre fornecedores e consumidores, facilitando a comunicação nas relações de consumo. Uma transformação significativa na forma como as pessoas se relacionam com empresas e marcas pode ser observada, graças à mediação dos influenciadores digitais. Esses perfis publicados em diversas redes sociais e plataformas de conteúdo exercem influência direta sobre a decisão de compra de outras pessoas, divulgando marcas, recomendando produtos e criando tendências que podem ser benéficas para as empresas.

Imagine que você quer comprar um novo carro. E então você vê um ator que estampa várias propagandas e protagonizou diversos filmes falando bem de um modelo popular. Você pode até ser impactado pelo anúncio, mas será que vai confiar naquela opinião? É bem possível que não. Acontece que esse tipo de anúncio não gera tanta identificação. Agora, quando você se depara com um YouTuber ou um influenciador de um determinado nicho falando bem de um carro, mostrando o uso no dia a dia, fica mais fácil conhecer o produto e decidir se ele seria a escolha certa para você, não é mesmo?

Saber trabalhar o Marketing de Influência pode ser um fator definitivo para aumentar o número de vendas e engajamento de um negócio, principalmente no mercado digital. O objetivo desta vertente do Marketing é criar conteúdo que será visto pelos seguidores do influenciador e gerar interesse no produto ou serviço que está sendo promovido. Esses influenciadores podem ser estrelas da mídia social, blogueiros, celebridades ou mesmo especialistas da indústria de determinado segmento. Esse tipo de trabalho pode ser pago em dinheiro, produtos gratuitos ou outras regalias. Ao investir nesse tipo de estratégia, as empresas conseguem segmentar as ações conforme o público que desejam atingir e o perfil do influenciador, o que pode gerar resultados positivos, como a aquisição de novos clientes, geração de valor e confiança para a marca, retenção de clientes existentes e influência na decisão de compra.

Escolha do influencer ideal

Para escolher o perfil ideal para sua loja de veículos é preciso conhecer muito bem a sua persona e o seu público. Por exemplo: se você deseja vender carros elétricos, uma boa opção pode ser buscar influenciadores da área ambiental. Eles irão explicar as vantagens de usar esse tipo de veículo e atingirão pessoas com as mesmas convicções que eles.

Outra tendência crescente no Marketing de Influência é a microinfluência, que envolve trabalhar com influenciadores menores e mais especializados. Em vez de trabalhar com influenciadores com milhões de seguidores, as marcas podem optar por trabalhar com influenciadores com seguidores menores, mas altamente engajados em um nicho específico. Isso pode ajudar a criar uma conexão mais forte e autêntica com o público-alvo.

Além disso, existem influenciadores de diferentes nichos, quantidade de seguidores e que trabalham com formas de negociação também diferentes. Basta procurar aquele que melhor se adequa ao seu público e orçamento. Para encontrar influenciadores no segmento da sua marca, basta estar presente nos canais digitais e entender onde estão seus clientes, qual tipo de conteúdo eles consomem e quem são os influenciadores acompanhados por eles.

Influencer tem que vender?

Os influenciadores não podem ser considerados vendedores, eles estão ali para fortalecer a sua marca. Portanto, eles não são responsáveis pela venda direta do seu produto. A ideia é que por meio deles sua empresa possa ganhar mais visibilidade na internet. Isso porque os benefícios do seu produto serão divulgados para uma grande quantidade de pessoas que seguem o influenciador e, como resultado, a tendência é o aumento das vendas.

Geralmente, um influenciador digital é considerado um formador de opinião que conquistou a confiança do seu público. Dessa forma, o que ele sugerir será bem aceito.

A sua empresa já tem um influenciador digital para chamar de seu?! Importante não perder o “timing” e fortalecer a sua marca com pessoas que utilizam e acreditam nela e no que ela se propõe, tudo de maneira autêntica e personalizada. E só pra não esquecer: nem todos os influenciadores são autênticos e relevantes para sua marca. É importante avaliar cuidadosamente quem tem o perfil ideal para a sua empresa e para conquistar o seu público-alvo.

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