VENDAS E MARKETING são profissões em alta para 2024

Escolher quais são os profissionais que você precisa contratar em 2024 é um dos desafios mais difíceis. Isso porque, o job description deles precisa estar atrelado ao que estrategicamente vai fazer a empresa ir para outro patamar, o que exige acompanhar os novos comportamentos dos consumidores e as tendências de mercado.

No entanto, torna-se um pouco mais fácil ao saber as profissões que estarão em alta ― por meio de pesquisas – para o próximo ano. O relatório realizado pela consultoria Robert Half, por exemplo, apresenta um panorama com os cargos que estarão em alta em 2024 e os profissionais de vendas e marketing estão nesta lista.

Quando se trata de Vendas e Marketing, os segmentos que lideram as contratações são agronegócio, farmacêutico, varejo, tecnologia e energia e os profissionais mais procurados são os especialistas em análise de inteligência de mercado, gerente comercial, especialista em vendas técnicas, analista de marketing e analista de CRM.

O que faz cada um desses especialistas?

Analista de Inteligência de Mercado

É o profissional responsável por coletar, analisar e interpretar dados e informações relevantes para entender o cenário econômico e as tendências de um determinado setor ou mercado. Seu objetivo principal é fornecer insights estratégicos para ajudar empresas e organizações a tomar decisões informadas sobre seus produtos, serviços e estratégias de negócio. Esse profissional realiza pesquisas de mercado, utilizando diversas fontes de informação, como relatórios econômicos, dados estatísticos, pesquisas de opinião e análise de comportamento do consumidor. Com base nesses dados, ele identifica padrões e tendências, avalia a concorrência, e faz projeções sobre o futuro do mercado em questão.

O analista de mercado também é responsável por elaborar relatórios e apresentações que comunicam suas descobertas de forma clara e concisa para gestores e tomadores de decisão. Essas informações são fundamentais para direcionar estratégias de marketing, desenvolver produtos alinhados com as necessidades do mercado e explorar oportunidades de crescimento.

Analista de Marketing – Marketplace

Elabora estratégia no desenvolvimento de materiais promocionais e campanhas em mídia online e off-line. Realiza pesquisas de mercado e analisa comportamento do consumidor para atender as necessidades dos clientes e criar novos produtos ou serviços.

O Analista de Marketing Digital precisa ter um conhecimento generalista, o que significa que precisa dominar as principais ferramentas e canais de Marketing Digital, e entender pelo menos o básico dos vários conceitos relacionados. Mídia paga, SEO, Inbound Marketing, métricas, e-mail marketing, mídias sociais, Marketing de Conteúdo, Growth Marketing, entre outros canais precisam estar na mira de analistas. São muitos conhecimentos necessários para saber elaborar as melhores estratégias, alinhar as ações nos diferentes canais e, o principal, contribuir para os resultados da empresa. Para trabalhar nessa área também é importante entender todo o ciclo de vida dos consumidores, pois só assim será possível trabalhar as estratégias ideais em cada etapa.

Analista de CRM/CX

É responsável por analisar e interpretar dados dos clientes, identificar padrões, tendências e necessidades específicas. Com base nessas informações, eles desenvolvem estratégias e ações para melhorar o relacionamento com os clientes, seja por meio de campanhas de marketing personalizadas, melhorias nos processos de atendimento ao cliente ou programas de fidelidade.

O Analista de CRM utiliza ferramentas e sistemas de CRM para coletar, armazenar e analisar dados relevantes sobre os clientes, como histórico de compras, preferências, interações anteriores e feedback. Essas informações são essenciais para entender o perfil e comportamento dos clientes, permitindo uma abordagem mais eficaz e personalizada.

Ainda de acordo com o relatório da consultoria Robert Half, abaixo temos algumas perspectivas de remuneração para 2024:

Gerente Geral: variação de R$ 33 mil até R$ 78 mil

Analista de Inteligência de Mercado: variação de R$ 6 mil até R$ 13 mil;

Analista de Marketing – Marketplace: variação de R$ 5 mil até R$ 12 mil;

CRM/CX: variação de R$ 4 mil até R$ 10 mil.

Você está em alguma dessas profissões ou tem interesse em entrar para o time das profissões bem sucedidas de 2024?!

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